Novas modalidades esportivas integram os Jogos Escolares Municipais

Um dos momentos mais aguardados pelos alunos da rede municipal já tem data definida no calendário escolar. A abertura da 16ª edição dos Jogos Escolares Municipais (JEM) será realizada no dia 29 de maio, uma quarta-feira, trazendo novidades: o badminton e a ginástica artística, na categoria Esportes de Apresentação. O evento será na Arena Raphael Di Santo, no Jardim Garcia.

Essa é a primeira vez que a competição esportiva será realizada no primeiro semestre. Cerca de 6 mil alunos já estão inscritos para o JEM. Se considerarmos o número de inscrições por equipes, ele é 22% maior em relação ao ano passado.

Também aumentou em 20% a quantidade de alunos por esportes individuais. São estudantes representando 33 das 45 municipais, durante os cinco meses de competições.

Este ano alteramos o calendário dos jogos para que eles sejam bem distribuídos, evitando sua concentração em curto período do calendário escolar”, explicou Beatriz Passos, coordenadora do JEM, que está atrelado à Coordenadoria Setorial de Formação (Cefortepe), da Secretaria Municipal de Educação.

Novidades

Este ano, o JEM conta com duas novas modalidades esportivas: o badminton e a ginástica artística. A inclusão do badminton foi sugerida por estudantes, sem contar que ela está presente nas aulas de educação física. Já, a ginástica artística foi acrescentada com o intuito de ampliar a diversidade das modalidades.

Este ano, a categoria Esportes de Apresentação não é competitiva, mas sim um momento de vivência os alunos. A ideia é de que todos os envolvidos nos JEM possam estudar, experienciar e se motivar com a possibilidade de incluir novas modalidades em 2025”, explica Beatriz.

Cerimônia

A cerimônia de abertura está marcada para o dia 29 de maio, na Arena Raphael Di Santo, no Jardim Garcia. As competições começam no dia 11 de junho, com 12 competições simultâneas, que serão realizadas em clubes esportivos da cidade, ginásios municipais, centro de eventos e academias. Os atletas vencedores serão conhecidos durante a premiação marcada para o dia 23 de outubro.

As modalidades esportivas são: handebol, futebol de salão, basquete, vôlei, atletismo, tênis de mesa, tênis de campo, xadrez, dama, badminton e ginástica artística.